Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Falso intérprete de sinais em memorial de Mandela revolta surdos

Publicado por Tiago Albuquerque
há 10 anos
Falso intrprete de sinais em memorial de Mandela revolta surdos

A África do Sul descobriu nesta quarta-feira, 11, com um tanto de choque e indignação e outro de bom-humor, que o tradutor da cerimônia em homenagem a Nelson Mandela na terça-feira, no estádio FNB, em Soccer City, era um impostor. O homem estava encarregado de fazer a tradução dos discursos para a linguagem dos sinais, para surdos e mudos, e foi uma das pessoas que mais apareceu em uma solenidade que reuniu mais de 90 chefes de Estado e de governo, entre os quais os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Brasil, Dilma Rousseff.

A descoberta foi feita por surdos e mudos que acompanhavam a solenidade e foi denunciada ontem por associações como a Federação Mundial de Surdos. E eles não encararam o assunto com bom-humor. Para Wilma Newhoudt, surda-muda, deputada sul-africana e vice-presidente da federação, o caso foi "vergonhoso". Ela havia usado o Twitter durante a homenagem para pedir que retirassem o impostor. "Por favor, façam-no descer", escreveu. Em outro tweet, ela esbravejou: "Que vergonha esse homem que se chama intérprete no palco. O que ele está sinalizando? Ele sabe que surdos não podem vocalmente vaiá-lo".

Segundo Delphin Hlungwane, intérprete oficial da Federação de Surdos da África do Sul, o falsário não conhece a linguagem dos sinais que fingiu interpretar. "Ele gesticulava e apenas mexia as mãos para todos os lados, sem nenhuma gramática, sem utilizar nenhuma estrutura. Ele não conhecia nenhuma regra da língua" , analisou. "Ele não traduziu nada, porque nenhum de seus gestos fazia nenhum sentido."

Até aqui, a identidade do impostor não foi revelada pelas autoridades. Uma investigação foi aberta para investigá-lo.

Embora o governo da África do Sul tenha preparado um forte esquema de segurança em Johannesburgo, nenhuma revista foi realizada nos portões do estádio - o que na prática poderia ter permitido que alguém entrasse armado no meio da multidão.

Andrei Netto - ENVIADO ESPECIAL / PRETÓRIA.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,falso-interprete-de-sinais-em-memorial-de-mandela-revolta-surdos,1107202,0.htm


Confira o vídeo do impostor em ação:

https://www.youtube.com/embed/2hCdtUxnOG8

Atualização: "Falso intérprete para surdos" da cerimônia de Mandela se defende.

  • Sobre o autorEditor de Produtos Digitais
  • Publicações57
  • Seguidores1009
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1332
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falso-interprete-de-sinais-em-memorial-de-mandela-revolta-surdos/112216642

Informações relacionadas

Jusbrasil, Advogado
Artigoshá 2 anos

O que é o Jusbrasil?

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É uma Black Fraude após a outra... continuar lendo

Neste mundo o que não falta é pessoas com tamanha cara de pau, se não tão vergonhoso para uma cerimônia funebre de um heroi, seria digno de uma boa comédia. Isto é um bom assunto para os humoristas de plantão. continuar lendo

Tem o cara de Pretória que não sabia a linguagem dos surdos-mudos e o cara que escreveu o artigo que não conhece figuras de linguagem.
Não entendi o parágrafo de fechamento.
Acho que tinha um interprete fake e um jornalista idem... continuar lendo

kkkkkkkkkkkkk...é verdade. Julio podemos achar algumas coisas boas aqui, mas, ultimamente a coisa ta feia. O parágrafo final pulou de outro texto pô kkkkkkkkkkkkkkkkkk continuar lendo

Lamentável continuar lendo