Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

"Falso intérprete para surdos" da cerimônia de Mandela se defende

Publicado por Tiago Albuquerque
há 10 anos

O homem acusado de ser um falso tradutor para linguagem de surdos na cerimônia em homenagem a Nelson Mandela defendeu-se hoje, dizendo que tem qualificação para o trabalho, mas admitindo que se atrapalhou durante o evento.

Thamsanqa Jantjie deu entrevistas à imprensa sul-africana justificando o fiasco em razão da grandiosidade da ocasião, que lhe tirou a concentração e causou alucinações. Ele revelou ainda que tem esquizofrenia.

Falso intérprete de sinais em memorial de Mandela revolta surdos.

"Atualmente sou um paciente recebendo tratamento para esquizofrenia", declarou. "Não pude fazer nada. Eu estava sozinho numa situação muito perigosa. Tentei me controlar e não revelar ao mundo a situação pela qual eu passava. Sinto muito, foi a situação em que me encontrei".

Foto: Zhang Chen/Xinhua.

Thamsanqa Jantjie negou que seja impostor e disse que já trabalhou em conferências presidenciais.

A performance de Jantjie na cerimônia num estádio de Johannesburgo, acompanhada por cerca de 60 mil pessoas no local e milhões pela TV, foi criticada por líderes de organizações que lidam com surdos e mudos em vários países.

Segundo eles, o tradutor fazia gestos incompreensíveis durante os discursos do evento, entre eles o do presidente americano, Barack Obama, e da presidente Dilma Rousseff.

Jantjie reagiu à acusação de que é um impostor. Disse que foi recrutado por uma empresa local chamada SA Interpreters.

"Interpretei em muitos eventos grandes, incluindo conferências presidenciais. Sou um intérprete sênior, basta olhar minhas qualificações."

O governo sul-africano abriu uma investigação sobre o episódio.

Por Fábio Zanini - enviado especial a Johannesburgo

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/12/1384463-falso-interprete-para-surdos-da-cerimonia-de-mandela-se-defende.shtml..

  • Sobre o autorEditor de Produtos Digitais
  • Publicações57
  • Seguidores1009
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações194
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falso-interprete-para-surdos-da-cerimonia-de-mandela-se-defende/112219222

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sem comentários. continuar lendo

Para mim, ficou "pior a emenda do que o soneto". Já era bastante ruim a impostura. Imagino a situação dos responsáveis pela segurança do evento e, principalmente dos muitos chefes de estado e suas comitivas, que permitiram que um esquizofrênico confesso ficasse o tempo todo ao lado dessas autoridades. Convenhamos: um cara que tem coragem para se apresentar diante de milhares e milhares de pessoas com aquela pantomima absurda, é capaz de qualquer coisa, não é mesmo? continuar lendo

A não ser os sinais alfabéticos , a gesticulação entre mudos tem sido uma linguagem fechada e que só funciona no meio em que vive. Assim se descobrir a região que ele morava , com certeza encontraremos mudos que entenderam alguma coisa dos discursos. continuar lendo