Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Justiça dos EUA aceita pedido de recuperação judicial da Telexfree

Lei de Falência dos EUA permite que empresa continue funcionando. TelexFREE entrou com pedido de concordata em abril.

Publicado por Tiago Albuquerque
há 10 anos

Justia dos EUA aceita pedido de recuperao judicial da Telexfree

A Justiça norte-americana aceitou, nesta sexta-feira (30), o pedido de recuperação judicial da Telexfree, acusada pelas autoridades norte-americanas de promover um esquema de pirâmide financeira.

Em decisão, o juiz Melvin S. Hoffman permite que a empresa seja incluída no Capítulo 11 da Lei de Falencias dos EUA - o equivalente a uma recuperação judicial.

O Capítulo 11 da lei de falencias americana, ao qual a empresa recorreu, permite a uma empresa com dificuldades financeiras continuar funcionando normalmente, dando-lhe um tempo para chegar a um acordo com seus credores.

Ao entrar com pedido voluntário de proteção, a Telexfree diz ter o objetivo de reestruturar seus negócios para construir "uma base financeira sólida, com perspectivas de longo prazo".

No Brasil, a empresa teve seu pedido de recuperação judicial negado por duas vezes pela Justiça do Espírito Santo (TJ-ES). Para a Justiça, a empresa não poderia fazer o pedido por ter menos de dois anos de atividade.

EUA

Em meados de abril, a Justiça dos Estados Unidos determinou o congelamento dos bens do grupo Telexfree, acusado pelas autoridades norte-americanas de promover uma pirâmide financeira. Esse tipo de esquema depende do recrutamento progressivo de outras pessoas, que pagam taxas para os antigos associados. No caso, não é levada em conta a real geração de vendas de produtos ou serviços.

Para a defesa da Telexfree, a decisão significa uma vitória para a empresa e pode mudar o andamento dos processos que a companhia enfrenta nos Estados Unidos. "A recuperação judicial dará condições para a empresa saldar os seus débitos e voltar a operar", afirma o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.

Os advogados da empresa não esclareceram se a decisão da Justiça dos EUA muda os bloqueios à empresa no país e qual o efeito imediato.

Kakay destacou que a Telexfree continua tentando conseguir o desbloqueio dos bens no Brasil para conseguir a retomada das atividades. "Estamos esperando para a próxima semana a perícia que está sendo feita por determinação da Justiça do Acre, que no nosso entendimento deveria ter sido feita antes de qualquer bloqueio", diz o advogado.

Segundo ele, parecer da Ernst Young fará um diagnóstico sobre o modelo de operação da Telexfree, acusado de ser pirâmide financeira.

Para a Secretaria de Estado de Massachusetts, EUA, a Telexfree é uma pirâmide financeira que arrecadou cerca de US$ 1,2 bilhão em todo o mundo, segundo relatório de investigação. Na denúncia, as autoridades norte-americanas pediram o fim das atividades da empresa, a devolução dos lucros e o ressarcimento das perdas causadas aos investidores, chamados de "divulgadores".

Brasil

No Brasil, as atividades da empresa estão suspensas desde junho de 2013, por determinação da Justiça do Acre, por suspeita de pirâmide financeira. Em fevereiro, a Telexfree teve negado pela segunda vez seu pedido de recuperação judicial no Brasil.

De acordo com o advogado da empresa, estão bloqueados no Brasil cerca de R$ 700 milhões.

Em maio, a Telexfree anunciou em um comunicado na sua página na internet que suspendeu "todas suas atividades de negócios", enquanto cuida de pendências com a Corte de Falências dos Estados Unidos, agências governamentais e a Securities and Exchange Commission (SEC), órgão equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira.

Desde abril, quem acessava o site da Telexfree se deparava com uma mensagem dizendo que o serviço estava fora do ar "para manutenção".

Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/05/justiça-dos-eua-aceita-pedido-de-recuperação-judicial-d...

  • Sobre o autorEditor de Produtos Digitais
  • Publicações57
  • Seguidores1009
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1836
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-dos-eua-aceita-pedido-de-recuperacao-judicial-da-telexfree/122433258

Informações relacionadas

Antonio Átila Silva da Cruz, Advogado
Artigoshá 6 anos

Caso Telexfree: Três fases para o recebimento do dinheiro investido

Artigoshá 10 anos

Diferenças entre o Instituto da Concordata e da Recuperação Judicial

Publicado hoje, 25/11/2022, o Edital de Credores da TELEXFREE (Ympactus)

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Amway, telexfree,herbalife,dinastia e outras são negócios com estrutura de pirâmide sim.
Infelizmente a nossa fascista e ingênua classe C acredita e espera que exista algo que lhe forneça ascensão social sem trabalhar. São essas imaturas pessoas que são o alvo dessas empresas inescrupulosas. continuar lendo

Há que separar quem fornece produto e quem fornece expectativa. Algumas empresas citadas são de Marketing Multinível e não pirâmide financeira. continuar lendo

Existem várias formas de ganhar dinheiro. Como empregado, como empregador, com vendas diretas, Marketing Multinivel, Day Trade, Bolsas de valores, Ações do Tesouro Nacional, como empresário, micro empresário entre outros...
Quanto as empresas citadas está o que chamamos de venda direta ou marketing multinivel, mas de 1960 que foi empregado o de venda direta saiu muito da referência e de acordo com as brechas encontradas em nossas Leis há muitos aproveitadores que lançam algo no mercado e com grande quantidade de dinheiro investido, pois sabe das dificuldades dos Brasileiros que possuem as maiores taxas do mundo ....
Não devemos nos preocupar com as empresas, mas com as pessoas de nosso País que sei o quanto são inteligentes, mas que muitos de fora se aproveitam da nossa benevolência em acreditar em nossos sonhos e em acreditar em "Gente que faz"....
A Classe não tem nada a ver com a causa e efeito, pois as classes superiores se aproveitam da mesma forma..... O que está faltando é união por parte de todos e buscarmos uma solução, pois enquanto um dedo está sendo apontado para o erro que está sendo visto e criticado temos quatro dedos indicando que devemos tomar providências.
A falta de informação é muito grande e nossa nação está se perdendo por falta de educação, crediários abusivos, impostos desnecessários, controle dos nossos patrimônios e inversão de valores....
Os líderes deste país se preocupam em embelezar a cara do Brasil e não "mostra a sua cara" com as espinhas e doenças de pelé que tem....manqueando a pobreza, ignorância e o racismo que ainda abala a nossa sociedade....
Somente fico triste vendo que muitos não caminham em busca da verdade, mas que procuram cuidar de si mesmos ..... continuar lendo