Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Em experimento secreto, Facebook manipula emoções de usuários

Algoritmo de 700 mil usuários foi manipulado por uma semana em 2012. Resultado mostrou que humor de usuários varia de acordo com conteúdo.

Publicado por Tiago Albuquerque
há 10 anos

Em experimento secreto Facebook manipula emoes de usurios

Durante uma semana em 2012 o Facebook manipulou o algoritmo usado para distribuir os posts no feed de notícias do usuário para verificar como isso afetou o seu humor.

O estudo, conduzido por pesquisadores associados ao Facebook, pela Universidade de Cornell, e pela Universidade da Califórnia, foi publicado em junho na 17ª edição dos Anais da Academia Nacional de Ciência.

Os pesquisadores pretendiam verificar se o número de palavras positivas ou negativas nas mensagens lidas pelos usuários resultaria em atualizações positivas ou negativas de seus posts nas redes sociais.

Observou-se que os usuários que tiveram o feed manipulado utilizaram palavras positivas ou negativas dependendo do conteúdo ao qual foram expostos.

Os resultados do estudo foram propagados quando a revista online Slate and The Atlantic abordou o assunto no sábado.

"Estados emocionais podem ser transferidos para os outros por meio do contágio emocional, levando as pessoas a experimentarem as mesmas emoções de modo inconsciente", afirmam os autores da pesquisa.

"Estes resultados provam que as emoções expressas pelos outros no Facebook influenciam nossas próprias emoções, o que evidencia o contágio em larga escala via redes sociais."

Enquanto outros estudos usam metadados para estudar tendências, este parece ser o primeiro a manipular dados para verificar se há reação.

A pesquisa é considerada legal de acordo com as normas do Facebook, mas seria ética?

"#Facebook FEED DE USUÁRIOS MANIPULADOS PARA EXPERIMENTO PSICOLÓGICO EM MASSA... Sim, está na hora de encerrar a conta do FB!", lia-se em post do Twitter.

Outros tweets usavam expressões como "super perturbador", "assustador" e "mau", assim como manifestações irritadas, para descrever o estudo.

Susan Fiske, professora da Universidade de Princeton que editou o artigo para publicação, disse a The Atlantic que ela ficou preocupada com a pesquisa e entrou em contato com os autores.

Eles disseram que o conselho institucional aprovou o estudo, já que "o Facebook manipula a atualização do feed dos usuários o tempo todo".

Fiske admitiu ter ficado "um pouco assustada" com o estudo.

O Facebook disse a The Atlantic que "considera cuidadosamente" a pesquisa e que há "um processo de avaliação interna".

O Facebook, maior rede social do mundo, informa ter mais de um bilhão de usuários ativos.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/06/em-experimento-secreto-facebook-manipula-emocoes-de-u...

  • Sobre o autorEditor de Produtos Digitais
  • Publicações57
  • Seguidores1009
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações895
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-experimento-secreto-facebook-manipula-emocoes-de-usuarios/125508194

Informações relacionadas

Luiz Canavarros Caldart, Advogado
Artigoshá 6 anos

A intolerância perante a opinião contrária na utilização das Redes Sociais.

Luiz Flávio Gomes, Político
Artigoshá 10 anos

Um punhado de sal (no copo ou no lago?). Pausa para reflexão (55)

Fernanda Favorito, Estudante de Direito
Notíciashá 10 anos

Termos de uso do Facebook: saiba por que você deve ler

Pedro Magalhães Ganem, Advogado
Artigoshá 9 anos

A Era da intolerância - Por qual razão não aceitamos a opinião contrária?

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Princípios de Nuremberg e a justiça penal internacional

77 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Lembrei de uma música do Gabriel, o Pensador:

"Sorria,
Você tá sendo filmado;
Sorria,
Você tá sendo observado;
Sorria,
Você tá sendo controlado." continuar lendo

Sorria,
Você está sendo filmado;
Sorria;
Você está sendo observado;
Sorria,
Você SE DEIXA controlar.

Quando eu vejo algo na internet que me influencia de alguma forma eu simplesmente clico no botão fechar. A dependência que as pessoas desenvolveram com coisas que até algum tempo atrás não existiam é algo surpreendente, é mais ou menos como o hipnotismo que certas cobras lançam sobre alguns animais. Dai o resultado observado.

Mas são as pessoas que se deixam manipular. continuar lendo

David da Silva Santos... não é nem um pouco simples assim do jeito que vc fala.

Você também é manipulado, deveria ficar assustado com a reportagem também. continuar lendo

Que era manipulado eu já sabia agora que estavam fazendo estudos é nova. Ja deixei minha conta bloqueada por quase 6 meses e pra deixar outros meses não custa nada. Não consegui excluir definitivamente meu cadastro e muito menos o suporte do facebook me orientou como faze-lo!! continuar lendo

De fato, o Sr. DAvid está equivocado, pois as pessoas, pelo menos a imensa maioria, que assiste TV , se comunica pela internet ou, simplesmente, busca se informar, tem muita dificuldade de entender o jogo de poder, a ideologia e outros interesses ocultos detrás das notícias, das propagandas, etc. Somos, sim, manipulados, pois a minoria que detem o poder econômico usa esse poder para convencer a maioria de que seus interesses são iguais ao da sociedade. Veja, por exemplo,. os EUA, uma potência capitalista sempre metida em guerras, invasões de outros países, conspiram contra governos, se acham os "xerifes".... Mas sua ideologia, exposta nos filmes e outros veículos, difundem a ideia de um país que ama a liberdade e a democracia. continuar lendo

Gente

Na verdade o fato de ser manipulado não está no conteúdo do que é exposto, mas na dependência que as pessoas tem de coisas que não possui necessidade alguma nas nossas vidas.

Quando eu escrevo isto aqui me considero isento de qualquer influência.

Que os poderosos manipulam a tv, a internet e assim por diante está claro, mas dai oferecer um produto que eu não tenho necessidade, ou mesmo um sentimento e querer que eu acompanhe vão esperar sentado, pois sou uma pessoa que antes de mais nada procuro observar se o que oferecem é absolutamente necessário para minha vida, se não é não compro, não leio, não respondo, não clico...

Se assisto um filme é apenas por distração, não tenho celular, pois não preciso, uso o facebook para conversar com parentes, se o face ou outro faz perguntas eu não respondo se não estiver necessitando disto essencialmente.

Jogador de bola pra mim tem que fazer curso técnico pra viver, pois não gasto uma bala do meu bolso com algo relacionado a futebol (isso diretamente falando, e detesto jogo por causa da idolatria e não pelo futebol em si).

E não adianta querer me manipular, pois geralmente irei na direção contrária, manifestação eu manifesto assim; Não bebo, não fumo, não uso transporte público (vão ter que melhorar muito a qualidade preu usar, vou à pé). e blá, blá, blá. continuar lendo

Quando um jornal ou revista escolhe qual matéria será publicada e dá enfase nisso não seria a mesma coisa?
A manipulação do Facebook é teoricamente a mesma manipulação de uma empresa de telejornal, revista ou jornal.
O ser humano que vive em sociedade está o tempo todo sendo influenciado. continuar lendo

Sim, mas antes essa dedução que vc fez era uma hipótese empírica, com estudos baseados em marketing e intuição de anos de experiência nas áreas de jornalismo e marketing, a certeza tinha como retorno a compra do jornal ou do produto em um espaço de tempo de meses ou anos. O que foi feito agora foi um estudo controlado, e a hipótese virou uma teoria científica que pode ser estudada e replicada por outros estudiosos. O problema é que todo estudo que envolva diretamente os seres humanos sempre implicará em questões morais. continuar lendo

Absolutamente correta a sua colocação, Rafael. Parabéns! continuar lendo

Vi alguns comentários bastantes pertinentes sobre manipulação. Contudo notei que o mais importante não foi abordado pela maioria, pelo menos não li manifestações a respeito. Trata-se das inúmeras "distrações" a que a humanidade está sendo submetida como meio de marginalização das consciências. O poeta Paulo Leminski colocou como capa de um de seus livros "Distraídos Venceremos!" Eu tomei essa frase como pura ironia poética dele. Os opressores inventam toda sorte de distrações para afastar os oprimidos a terem alguma consciência sobre que não estão vivendo a sua própria vida mas a que é permitida e concedida pela opressão. O Facebook nada mais é do que mais uma face do circo, assim como as canções que usam a melodia como portadora do pensamento da manipulação do comportamento, da TV e suas expressões novelescas, telejornais, esportes, religiões, lazer e trabalho como um todo. Chora-se e rí-se por valores criados e introjetados nos seres humanos desde a mais tenra idade. O objetivo é manter o status quo da dominação. As emoções são induzidas e o raciocínio também. Cria-se distrações, como por exemplo o futebol e induz-se aos incautos a se identificar com tais valores derivados desse esporte. Torce-se, fica-se alegre, fica-se triste, fica-se indignado, fica-se com autoestima maior porque o time venceu. Agora que o seu time venceu, você é um vencedor! Entra-se em gozo e nirvana com o p e n i s alheio. Morre-se do coração e passa-se mal... Mata-se e morre-se por esses valores artificialmente criados e inculcados na população. Distraidos venceremos? Penso que não! Quanto mais distraídos, menos conscientes e mais alheios ao que acontece a nossa volta. É preciso sair da zona de conforto e procurar o autoconhecimento, só assim é que se vai conquistar o livre arbítrio ou minimizar a manipulação das consciências. continuar lendo

Mauricio, você tem razão.
Mas nesta nova época tecnológica que vivemos há a possibilidade de cidadãos comuns como eu e você influenciarmos também os rumos da história.
Quando divagamos sobre as questões da vida estamos não só refletindo sobre nossas próprias vidas, mas também levando a todos que leem ou veem estas ideias a mesma divagação.
Oras, não seria isso uma maneira de influenciar também?
A grande diferença entre um telejornal e uma rede social é que agora com a tecnologia é possível ter resultados mais rápidos e precisos. Alem é claro de uma base de dados que pode ser processada e analisada mais rapidamente.
Conforme o Leonardo abaixo comentou nós podemos ter saído do conhecimento empírico para o embasamento científico porque saímos das informações estatísticas de uma pequena amostra de pessoas para TODAS as pessoas envolvidas no experimento.
No entanto ainda acredito que os resultados são questionáveis a partir do momento em que não houve possibilidade de escolha dos usuários ao receber os feeds de noticia e escolher se iriam compartilhar noticias boas ou ruins.
Apenas os usuários foram direcionados a receber noticias mais alegres e boas ou noticias ruins ou tristes. continuar lendo

Quando as pessoas são inteligentes, fica muito dificil as manipular, então se voce se acha manipulável a ponto de nao ter uma conta no Facebook, favor a cancelar. Eu já arrumei, clientes, trabalhos, amigos, tudo pelo Facebook, entao, pare de incomodar quem gosta e saia. Obrigado. continuar lendo

Você ficaria surpreso com o quanto isto não é verdade. Leia o Andar do bêbado ou Subliminar de Leonard Mlodinow, ou ainda, 50 segredos da ciência da Persuasão de Robert B. Cialdini, dentre outros.

A NatGeo apresenta alguns programas, dois deles chamados Desafios Mentais e Truques da Mente que mostram como fazemos coisas e decidimos mais de forma automática, respondendo à estímulos do que de forma racional.

A falta de inteligência ou cultura podem levar à ser manipulado, mas mesmo o mais inteligentes dos homens sugestionado diariamente. continuar lendo

Concordo com o Hans Ribentrop. Leia o Subliminar. Interessante e revelador. continuar lendo

A idealização do positivo e negativo sempre vai alterar o humor das pessoas, porque isso é um trabalho do subconsciente, fazem parte de definições por referência, acredito que sempre pode-se influenciar o humor de alguém, e isso não acontece apenas no facebook, estamos vulneráveis a isto em qualquer instância, a grande questão é a suposição de um suposto controle de conteúdo do site, e isso não pode fazer tanto sentido quanto parece caso seja observado pela matemática "O Facebook, maior rede social do mundo, informa ter mais de um bilhão de usuários ativos.". Como pode uma empresa ter controle sobre o humor de tanta gente, que acessa a hora que quer? continuar lendo

algoritmos.

Eles cruzam as pessoas que você segue, e, por meio de algoritmos podem filtrar as palavras que você vai ler dos posts dela.

Por exemplo:

Algoritmo X> filtrar palavras: "feliz", "sorriso", "abraço", "meio", sincero", e por aí vai...

Daí, consequentemente, você lerá somente (ou com maior frequência), vindo dos próprios usuários inscritos como teus amigos, somente o que o facebook quiser que você veja.

Desse modo, se quiserem, podem deixar o mundo triste em apenas um dia, ou provocar o efeito contrario.

Tudo isso, se quiserem...

Open Your Eyes. continuar lendo

Trabalhar com macro universos torna mais fácil o encontro de tendências. Desse um bilhão de participantes ativos, haverá porcentagens, de segmentos que, com certeza, tendem a ser influenciados por algo. Estatística não funciona com indivíduos conforme você mesmo acentuou caro Diego. Forma bem mais inteligente de analisar do que a do senhor Paulo Abreu. continuar lendo